Não foi propriamente um bom fim de semana para treinadores e jogadores portugueses lá fora. É certo que alguns venceram, mas, na sua maioria, levaram para casa mais dores de cabeça.
Rui Vitória deixou a sua equipa, Ruben Amorim para lá caminha. Vitor Pereira, Paulo Fonseca e Luís Castro também perderam.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Inglaterra: Amorim já se prepara para a ‘chicotada psicológica’
Em Inglaterra, o dérbi de Manchester foi azul e isso agudizou a situação de Ruben Amorim no Manchester United. Com Bruno Fernandes a titular, o Manchester United perdeu em casa do Manchester City por 3-0, num encontro da 4.ª jornada da Liga Inglesa onde Ruben Dias e Bernardo Silva foram titulares nos ‘Cityzens’. Amorim tem apenas oito vitórias em 31 jogos na Premier League.
O fim de semana em Inglaterra foi bom para Marco Silva que viu o seu Fulham vencer o Leeds por 1-0, graças a um autogolo caricato marcado aos 90+4 por Gudmundsson. Os ‘cotaggers’ são 11.º com cinco pontos em quatro jogos.
A mesma sorte não teve Vítor Pereira que viu a sua alcateia fraquejar no norte, na derrota 0-1 em casa do Newcastle. O Wolves, que teve Toti Gomes e Rodrigo Gomes no onze, é último, só com derrotas.
França: duas assistências de Vitinha
O PSG continua sem adversários à altura em França, numa equipa que esbanja classe. Os 2-0 diante do Lens tiveram assinatura de Barcola e na ficha de jogo ficará inscrita mais duas assistências de Vitinha, o homem dos passes antes dos dois golaços do internacional francês.
O Lyon, de Paulo Fonseca, fez o caminho inverso e perdeu no terreno do Rennes por 3-1, sofrendo dois golos nos descontos quando jogava com menos um jogador. Foi a primeira derrota do Lyon, que agora é 4.º com nove pontos, os mesmos do Mónaco, a um do Lille e a três do líder PSG.
O Nantes, do treinador Luís Castro, perdeu com o Nice e caiu para 14.º com três pontos.
Brasil: Abel Ferreira goleia e mantém perseguição ao Flamengo
O Palmeiras, de Abel Ferreira, continua a morder os calcanhares do Flamengo na luta pelo Brasileirão. O Verdão goleou o Internacional por 4-1 no Allianz Park e mantém o 2.º posto, com 46 pontos, a quatro do líder Flamengo, mas com menos um jogo que o Mengão.
Vitor Roque (3) e o ex-Estoril e ex-Vitória de Guimarães Lucas Evangelista marcaram para a equipa de Abel Ferreira, que tem dois pontos a mais que o Cruzeiro, de Leonardo Jardim.
Itália: Chuva de golos no Inter-Juve sem portugueses em campo
Em Itália os craques portugueses da prova não puderam brilhar no fim de semana. Rafael Leão (AC Milan) e Francisco Conceição (Juventus) estão lesionados, mas viram as suas equipas vencerem jogos importantes. O escaldante Juventus 4-3 Inter foi decidido com um golaço de Adzic nos descontos, Modric deu os três pontos ao AC Milan diante do Bolonha.
Espanha: André Silva marca, Gonçalo Guedes não consegue travar Real Madrid
No Estádio Ramón Sanchez Pizjuan funcionou a lei do ex. André Silva marcou pelo Elche à sua antiga equipa, num golo 100 por cento nacional: o centro foi do jovem Martim Neto, num jogo que acabou 2-2. O Elche é 8.º com seis pontos em quatro jogos, o Sevilha 13.º com quatro pontos.
Gonçalo Guedes foi titular na Real Sociedad, mas viu a sua equipa perder por 2-1 na receção ao Real Madrid, apesar de ter jogado com mais um durante mais de uma hora de jogo. Os merengues lideram só com vitórias ao cabo de quatro rondas, a Real Sociedad está a fazer um dos piores arranques de época, com apenas dois pontos em quatro partidas.
Arábia Saudita: Ruben Neves marca e dedica golo a Diogo Jota
Jorge Jesus soma e segue aos comandos do Al Nassr. O emblema de Riade venceu o Al Kholood, por 2-0, na segunda jornada da liga saudita, e lidera com os mesmos pontos de Al Khaleej e Al Ittihad, mas com melhor saldo entre golos marcados e sofridos.
Antes, Ruben Neves tinha feito o gosto ao pé, no empate do Al Hilal frente ao Al Qadisiyah. O médio dedicou o golo ao malogrado Diogo Jota, seu amigo, vítima mortal de um acidente em Espanha que também vitimou o irmão do internacional português que alinhava no Liverpool.
Outros campeonatos
Rui Vitória sentiu o peso das derrotas na costa e foi afastado do comando técnico do Panathinaikos, esta segunda-feira, após ter perdido, no domingo, na deslocação ao terreno do Kifisia por 3-2, para a Liga Grega. O português Hugo Sousa apontou o golo do triunfo da equipa que subiu este ano à primeira liga grega e traçou o destino do antigo técnico do Benfica. Renato Sanches foi titular no emblema de Pireu.
O Panathinaikos é 12.º da tabela e ainda não venceu no campeonato, embora tenha menos um jogo. O Kifisia é sexto.
Na liga do Qatar o Al-Gharafa de Pedro Martins venceu o Al Sailiya, na 4.ª jornada da prova. No Bahrain, o Al-Muharraq de Nandinho, arrancou o campeonato com um triunfo.