O treinador australiano Ange Postecoglu colocou hoje um ponto final numa seca de duas décadas sem títulos da equipa de futebol do Tottenham, emendando os ‘falhanços’ dos treinadores lusos André Villas-Boas, José Mourinho e Nuno Espírito Santo.
O triunfo na Liga Europa, selado face ao Manchester United, por 1-0, na final de Bilbau, foi o primeiro desde a Taça da Liga de 2007/08, conseguida com um 2-1, após prolongamento, ao Chelsea, sendo que, neste entretanto de 17 anos, passaram pelo banco dos ‘spurs’ muitos técnicos credenciados.
A lista de ilustres inclui três treinadores lusos, sendo que o primeiro a tentar acabar com a ‘seca’ foi André Villas-Boas, anunciado como técnico para 2012/13 em 03 de julho de 2012, meses depois de sair do Chelsea.
Villas-Boas foi quinto classificado na Premier League, com 72 pontos, atrás de Manchester United (89), Manchester City (78), Chelsea (75) e Arsenal (73), e chegou aos quartos de final da Liga Europa, superado inesperadamente pelos suíços do Basileia.
O técnico luso continuou na época seguinte (2013/14), mas não chegou até ao final de 2013, saindo em 16 de dezembro, quando seguia no sétimo lugar da Liga inglesa e tinha vencido os seis jogos da fase de grupos da Liga Europa.
Seis anos depois, chegou ao clube londrino José Mourinho, que esteve ao comando dos ‘spurs’ duas épocas, ambas incompletas, entre 20 de novembro de 2019 e 19 de abril de 2021.
Na primeira temporada (2019/20), o Tottenham acabou a Premier League no sexto lugar, depois de arrancar no 14.º posto, disputadas 12 jornadas, e chegou aos oitavos de final da Liga dos Campeões, afastado pelos alemães do Leipzig.
Mourinho começou, depois, a época 2020/21, mas acabou despedido na parte final da época, depois de conduzir os londrinos à final da Taça da Liga inglesa, que já não disputou – derrota por 1-0 com o Manchester City.
Os ‘spurs’ foram orientados na final por Ryan Mason, que, na época seguinte, foi substituído por Nuno Espírito Santo, para um trajeto de poucos meses, já que acabou por ser despedido em 01 de novembro de 2021, após 10 rondas da Premier League.
O atual técnico do Nottingham Forest só teve direito a 18 jogos ao comando do Tottenham.
Além dos treinadores portugueses, outros técnicos de nomeada passaram sem títulos pelos ‘spurs’, desde 2007/08, nomeadamente Harry Redknapp, o argentino Maurício Pochettino e o italiano Antonio Conte, dono de notável currículo.
O Tottenham teve, porém, de esperar por Ange Postecoglou, que não ganhou nada na primeira temporada (2023/24), mas confirmou que vence sempre algo na segunda por qualquer clube.
Esta é o primeiro título do Tottenham desde a conquista da Taça da Liga inglesa de 2007/08, conquistada sob o comando do espanhol Juande Ramos, e o primeiro troféu europeu desde o triunfo na edição 1983/84 da Taça UEFA.