A temporada de 2025 de Fórmula 1 chega ao fim, este domingo, com a 24.ª prova do ano. Abu Dhabi volta a ser decisivo na luta pelo título, com três pilotos numa luta que deverá durar até a última volta, como aconteceu em 2021, quando Verstappen ultrapassou Hamilton nas últimas curvas para se sagrar campeão pela primeira vez.
Neste momento, com apenas 25 pontos em disputa, o Mundial é liderado por Lando Norris (McLaren), com 408 pontos, mais 12 que Max Verstappen (Red Bull) que tem 396 e mais 16 que Oscar Piastri (McLaren) que soma 392.
O britânico nem precisa de vencer, mas terá de garantir que não perca 12 pontos para Max Verstappen ou 16 para o seu colega de equipa, Oscar Piastri.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Já Verstappen terá de ganhar a prova e esperar que Lando Norris seja quarto colocado ou pior. Se for segundo, o britânico tem de acabar no 8.º lugar ou pior e o australiano ser terceiro ou pior. Se o tetracampeão do Mundo for terceiro, Norris tem de acabar em 9.º ou pior e Piastri em segundo ou pior.
As contas são mais difíceis para Oscar Piastri, que liderou o campeonato durante quase todo o ano e chegou a ter 100 pontos de vantagem para Max Verstappen. Terá de ganhar 17 pontos a Norris e cinco a Verstappen. O australiano só será campeão se ganhar a prova e Norris for sexto ou pior e Max terminar acima do quarto lugar. Se for segundo, Norris tem de acabar em 10 ou pior e Verstappen em 4.º ou pior.
Em caso de empate pontual após Abu Dhabi, o primeiro critério de desempate é o número de vitórias na época. Neste momento, os três somam sete triunfos cada. Nenhum dos três vencer a prova e terminarem os três com os mesmos pontos, o campeão será o piloto com mais segundos lugares, neste caso, Lando Norris, que já não pode ser alcançado.
A verdade é que o título está nas mãos de Lando Norris, que procura ser campeão pela primeira vez. Há 11 combinações possíveis que podem dar o título de campeão de Fórmula 1 a Norris
Lando Norris será campeão…
Se for primeiro, independentemente do que façam Max Verstappen e Oscar Piastri.
Se for segundo, tal como no caso anterior.
Se for terceiro, mesmo com Max a vencer (ficaria a dois pontos do título).
Se for quarto, Verstappen teria de ser segundo ou pior e qualquer posição de Piastri.
Se for quinto e Max for segundo ou pior e qualquer posição de Piastri.
Se for sexto e Max for segundo ou pior e Piastri for segundo ou pior.
Se for sétimo e Max for segundo ou pior e Piastri for segundo ou pior.
Se for oitavo e Max for terceiro ou pior e Piastri for segundo ou pior.
Se for nono e Max for quarto ou pior e Piastri for segundo ou pior.
Se for décimo e Max for quarto ou pior e Piastri for terceiro ou pior.
Se for décimo primeiro e Max for quarto ou pior e Piastri for terceiro ou pior.
No caso de Max Verstappen, está muito dependente do que fizer Lando Norris em Pista, mas em todo o caso, tem de assegurar que ganha, e esperar por deslizes do britânico.
Há apenas três possibilidades para o neerlandês, que passam sempre por terminar no pódio no domingo em Yas Marina. Se ficar fora do pódio, o campeão será sempre Lando Norris, mesmo que não termine a corrida.
Max Verstappen será campeão…
Se vencer e Norris for quarto ou pior e qualquer posição de Piastri.
Se for segundo e Norris for oitavo ou pior e Piastri for terceiro ou pior.
Se for terceiro e Norris for nono ou pior e Piastri for segundo ou pior.
A situação de Oscar Piastri é mais complicada. O australiano ia bem lançado para conquistar o título pela primeira vez mas, após a paragem para a pausa de verão, somou erros atrás de erros e caiu de rendimento. Regressou em alta em Miami.
Oscar Piastri será campeão…
Se vencer a corrida e Norris for sexto ou pior.
Se for segundo, Lando Norris ser 10.º ou pior e Max ser quarto ou pior.
A corrida principal do Grande Prémio de Abu Dhabi em Fórmula 1 está agendado para às 13h00 deste domingo, hora de Portugal continental.























