A alimentação saudável deve ser um pilar na sua vida, uma vez que é um aliado chave para o bem-estar físico e mental.
O mais comum é darmos atenção à alimentação quando queremos perder peso, mas os benefícios da nutrição vão muito além do que está à vista de toda a gente.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Procurar alimentar-se bem e de forma correta é investir na sua saúde, privilegiando o seu organismo e consequentemente a qualidade de vida.
À semelhança da atividade física e do sono de qualidade, a nutrição vai ajudá-lo a ter mais energia no seu quotidiano. Uma alimentação rica em nutrientes vai permitir que o seu organismo esteja equilibrado a funcionar na sua plenitude.
Por isso, o cansaço será menor e até o seu humor sofrerá mudanças, já para não falar no impacto as vitaminas e minerais na pele, cabelo e nas unhas.
A saúde intestinal irá funcionar muito melhor e terá mais probabilidades de conseguir prevenir doenças.
Desta feita, é importante que introduza a alimentação saudável como uma rotina na sua vida e que não deixe que a correria dos dias se intrometa nesse compromisso.
Entre o trabalho, a casa e uma rotina atarefada é fácil deixar os esforços de parte e desleixar-se no planos nutritivos. Se acredita que poderá deitar por terra o foco na alimentação saudável, o melhor é seguir estes conselhos.
Conheça algumas estratégias que o ajudam a manter a rotina
1 – Aposte em marmitas
Esta é uma prática que deve adotar se não almoça em casa durante a semana. Optar por almoçar fora tornar mais difícil a tarefa de regular a sua alimentação saudável, até porque pode ser difícil resistir à tentação de comer uma sobremesa.
Para além disso, deve evitar comprar refeiços pré-feitas nas superfícies comerciais ou supermercados, uma vez que não são tão benéficas para a saúde.
No fundo, deve preparar marmitas em casa com refeições equilibradas entre proteínas e vegetais, de preferência. Uma boa dica para economizar tempo é preparar as porções e congelar para poder usar ao longo da semana.
2 – Planear as refeições
Esta prática pode parecer pouco importante, mas vai permitir que se oriente com mais antecedência. No fundo, o objetivo é que não se perca no foco e que não deixe de lado a rotina porque lhe falta tempo ou se esqueçam.
A base de qualquer dieta saudável é o planeamento, que pode ser feito ao domingo, antes de começar uma semana de trabalho.
Para além disso, o plano alimentar e de refeições vai fazer com que saiba com tempo a lista de compras que precisa fazer.
3 – Aplicações podem orientar
Se tem mais dificuldades em organizar-se, o melhor é encontrar soluções para que não coloque em causa a dieta. Em virtude disso, há aplicações que o podem ajudar a delinear a “ementa” da semana.
4 – Planeie os lanches ao longo do dia
É recomendado que faça lanches intermédios entre as refeições, até para que não chegue à hora do almoço/jantar com vontade de devorar a comida.
A fome vai atingi-lo ao longo do dia e é preferível que vá comendo mais vezes ao dia, desde que de forma controlada e saudável.
O melhor é optar por frutos secos, fruta ou até ovos cozidos e mantê-los num Tupperware na lancheira que leva para o trabalho.























