A cerimónia de abertura da época 2024/25 da Liga Portugal, que incluiu o sorteio das competições profissionais, ficou inevitavelmente marcada pela memória de Diogo Jota e André Silva, que faleceram na passada quinta-feira num trágico acidente de viação em Espanha.
Reinaldo Teixeira, presidente da Liga, prestou uma sentida homenagem aos dois jogadores, durante o evento que decorreu esta sexta-feira.
“Apesar de estar há semanas agendada, esta gala assumiu um significado inesperado e marcante. A vida, com a sua imprevisibilidade cruel, levou-nos dois dos nossos talentos que partiram cedo demais. Ainda assim, decidimos estar aqui porque, mais do que nunca, sentimos que devíamos estar juntos”, afirmou Reinaldo Teixeira, justificando a realização do evento no mesmo dia do velório dos dois futebolistas.
O dirigente explicou ainda que a Liga Portugal pretendeu homenagear os dois irmãos com um gesto de união: “Acreditamos que ter a família do futebol reunida é a melhor forma de homenagear André Silva e Diogo Jota. Não há palavras que descrevam esta dor. A Liga Portugal expressa a sua solidariedade aos familiares, amigos e a todos os que choram estas perdas irreparáveis.”
Mais tarde, em declarações à Sport TV, Reinaldo Teixeira reiterou a decisão de manter a cerimónia: “Decidimos mantê-la porque não seria fácil juntar a família do futebol noutra altura para homenageá-los. Retirámos a música e tudo o que tinha a ver com o momento festivo. Que haja força para que os familiares consigam olhar para a frente.”
O presidente da Liga garantiu ainda que será prestado apoio à família enlutada.