Após a vitória de Portugal por 5-0 frente à Arménia, no arranque da qualificação para o Mundial 2026, o selecionador nacional Roberto Martínez mostrou-se satisfeito com a resposta da equipa, sublinhando o controlo exibido ao longo dos 90 minutos.
“É importante começar bem, agarrar o jogo. A atitude foi exemplar, foi um controlo com bola. Depois do golo foi outro jogo, controlámos esse novo jogo com disciplina, continuámos a tentar marcar. Em geral, foi um desempenho completo”, afirmou à RTP.
Martínez destacou ainda a entrada positiva na competição: “Foi uma entrada perfeita porque não é fácil. A preparação foi boa, a atitude dos jogadores, o trabalho durante estes dias. Agora precisamos de recuperar bem, a Hungria em casa vai ser mais um desafio.”
Questionado sobre as substituições, o selecionador explicou que também serviram para alargar opções e preparar futuros compromissos: “Pouco a pouco tive a sensação de que durante o Europeu não tínhamos 20/22 jogadores com toda a informação e conceitos táticos. É importante gerir o esforço e fico muito satisfeito com a forma como correu. Temos um ambiente de competitividade saudável.”
O técnico espanhol não deixou de assinalar o simbolismo do golo de Cristiano Ronaldo, apontado aos 21 minutos, número da camisola de Diogo Jota, ausente devido a lesão: “O Diogo Jota está connosco. Poder marcar no minuto 21 foi especial. Continuamos a caminhada.”
Portugal volta a entrar em campo na próxima terça-feira, diante da Hungria, na 2.ª jornada da fase de qualificação.