O FC Porto também garantiu um lugar nos oitavos de final da Taça de Portugal em futebol, ao vencer o Sintrense por 3-0, no Estádio do Dragão.
Os golos deste sábado foram apontados por Borja Sainz, Deniz Gul e Rodrigo Mora.
Na próxima 5.ª feira os azuis e brancos recebem o Nice, na 5.ª ronda da Liga Europa.
FOTOS: O FC Porto-Sintrense em imagens
Contrariamente ao que se esperava, Francesco Farioli não mexeu muito no onze. É certo que manteve os da frente – Borja Sainz, Pepê e Samu – e dois da zona intermédia – Gabri Veiga e Alan Varela – mas na baliza deu a titularidade a Cláudio Ramos, lançou Prpci no onze e Pablo Rosario como central. Martim Fernandes e Francisco Moura eram os laterais. Eustáquio, no meio.
Num jogo de sentido único no Dragão, a formação portista jogou praticamente em cima da área dos homens de Sintra. Francisco Moura ameaçou aos 5′, num remate que saiu pouco ao lado, Rodrigo impediu o golo de Gabri Veiga, aos 15 minutos, com grande defesa após canto que ia entrando direto na baliza.
Os Dragões iam acumulando cantos e livres laterais, perante um Sintrense que não sentia problemas em travar os ataques à margem da lei. Após Samu (22) e Pepê (24) falharam duas oportunidades, Borja Sainz mostrou mais pontaria e abriu o ativo, aos 25 minutos. Canto estudado dos azuis e brancos, Pablo Rosario rematou contra as pernas de um adversário, a bola foi ter com o extremo que atirou colocado, para o fundo das redes.
Samu, muito ativo no jogo, tentava voltar aos golos, mas a pontaria não estava afinada, como mostrou aos 36 minutos: rodou sobre um adversário e atirou forte, mas por cima da barra.
Apesar das três divisões que separam os dois conjuntos, o 9.º colocado da Série D do Campeonato de Portugal nunca deixou de tentar incomodar o FC Porto. Mas a defensiva azul e branca ia anulando todas as investidas, quer em contra-ataque, quer em ataque continuado.
Regresso de Luuk de Jong e golaço de Rodrigo Mora
Já a pensar no jogo com o Nice, da próxima 5.ª feira, para a Liga Europa, Farioli fez duas mexidas ao intervalo: lançou Alberto Costa e Deniz Gul e deixou no banco Samu e Francisco Moura, passando Martim Fernandes para lateral esquerdo.
Mais tarde, Rodrigo Mora e William renderam Pepê e Borja Sainz. O jovem médio sub-21 português ia estar em campo ao mesmo tempo eu Gabri Veiga, mas a jogar numa ala.
Com Deniz Gul, o Sintrense viu aumentadas as dificuldades na área. O avançado turco dava mais luta, jogava mais que Samu e mostrava faro de golo. Aos 70 aproveitou uma bola largada pelo guardião Rodrigo, após remate forte de Alan Varela de fora da área, para fazer o 2-0, na recarga.
Com o passar dos minutos, o Sintrense limitava-se a defender, com 11 homens atrás da linha da bola, e o FC Porto a tentar arranjar espaços de todas as formas. Os remates de longe eram um recursos, mas sem sucesso. Rodrigo continuava a mostrar segurança, como aconteceu aos 75 minutos, a evitar o golo de Martim Fernandes com uma grande defesa.
Aos 77, um dos momentos da noite. Luuk de Jong substituiu Alan Varela e recebeu um forte aplauso dos adeptos portistas. O avançado holandês voltou a jogar, depois de longa paragem, por lesão.
E foi da área que assistiu ao momento da noite: Gabri Veiga encontrou Rodrigo Mora à entrada da área, o prodigioso médio ofensivo fez uma receção orientada para a baliza e disparou colocado, de pé esquerdo, fazendo um golaço. O miúdo não sabe marcar golos banais.
O FC Porto segue em frente, tal como o Benfica e o Sporting.
Os Dragões voltam a jogar em casa na pr























