Declarações de Rui Borges, treinador do Sporting, à Sport TV, antes da conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Kairat Almaty, da 1.ª jornada da fase liga da Liga dos Campeões.
Época passada perdeu os dois jogos da Champions: “São momentos distintos, fases distintas da época. Na temporada passada foi uma fase onde optámos por focar-nos a 100 por cento na I Liga e resultou, conseguimos o objetivo mínimo de chegar ao play-off. Tentámos e conseguimos gerir a malta nesses dois jogos da Champions.”
Diferenças para a época passada: “É uma nova época, nova Champions, não tem sentido comparar com o passado. Se fosse olhar para o passado, tinha de olhar para o trajeto europeu muito bom do Sporting. Esta época com uma vontade enorme de demonstrar um grande Sporting, de construir aos poucos, de ajudar o clube a ganhar o estatuto que merece. O Sporting tem sido capaz de estar presente nestas grandes competições. É desfrutar com responsabilidade e tentar ganhar.”
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Metas para esta época na Champions: “O objetivo é fazer melhor, não é preciso motivar os jogadores, eles querem jogar estes jogos, sabemos isso. Não é preciso motiva-los. Sabemos o clube que representamos, sabemos o que temos de fazer e dentro disso, vamos a cada jogo para vencer, independentemente das dificuldades de cada jogo.”
Importância de vencer por muitos por causa da diferença de golos: “Não posso nem jamais farei isso dessa forma. Quero ganhar a um grande adversário, que chega aqui com mérito. Eliminou o Celtic, colocando-lhes muitas dificuldades. O Kairat teve mais bola, mais oportunidades que o Celtic, está cá com todo o mérito. Temos de os respeitar como tal.”
Mau resultado do Benfica pode servir de aviso? “Os jogadores não precisam disso, eles sabem o que é esta prova, onde estão os melhores. Quem está cá, está por mérito, ultrapassou boas equipas. Os jogadores estão cientes disso, respeitamos toda a gente, assim como nas competições internas. Nunca olhamos para os adversários de forma depreciativa, sempre com humildade e respeito. Queremos vencer dentro da nossa estratégia.
Situação de Morita e Pote: “O Pote está em dúvida, fez gestão física, está convocado, vamos esperar. O Morita está apto para o jogo.”
O Sporting-Kairat Almaty está marcado para às 20h00 desta quinta-feira, em Alvalade.