O francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) terminou o primeiro dia completo do Rali do Centro Europeu na liderança, mantendo uma vantagem mínima de 0,6 segundos sobre o seu colega de equipa Kalle Rovanperä, depois das seis especiais disputadas esta sexta-feira na Alemanha, Áustria e República Checa.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Ogier completou o dia com o tempo total de 1:03.29,8 horas, seguido de Rovanperä e do britânico Elfyn Evans, também em Toyota Yaris, que ocupa o terceiro lugar, a 29,5 segundos. Evans começou a etapa com uma penalização de cinco segundos, aplicada por ter atingido um obstáculo na superespecial de quinta-feira.
Apesar de só ter vencido uma das seis especiais do dia, Ogier conseguiu segurar a liderança, mesmo enfrentando a desvantagem de abrir a estrada. “Tem sido mais desafiador do que o normal abrir a estrada em pisos de asfalto. Só tivemos uma especial boa. As coisas estão a ser decididas nos detalhes. Mas foi um bom dia para nós”, afirmou o francês no final.
O belga Thierry Neuville (Hyundai i20) começou o dia ao ataque, mas um furo acabou por atrasá-lo, terminando em oitavo lugar. Já Rovanperä foi o mais rápido em três troços, enquanto Evans venceu o último da jornada.
O piloto finlandês, que anunciou recentemente que esta será a sua última temporada nos ralis, antes de trocar a modalidade pela velocidade, destacou o prazer de correr nas estradas germânicas e austríacas. “Quando o asfalto está limpo divirto-me bastante”, comentou.
A segunda etapa disputa-se este sábado, com 103,64 quilómetros cronometrados divididos por seis especiais, novamente entre Alemanha e República Checa, numa luta que promete continuar intensa entre os três pilotos da Toyota.