O selecionador nacional de andebol divulgou a lista de 22 pré-convocados para o Europeu da modalidade que será realizado em 2026. Paulo Jorge Pereira chamou António Machado, João Bandeira Lourenço, Guilherme Tavares e Diogo Silva que irão substituir, “momentaneamente Luís Frade, Miguel Neves, Francisco Costa e João Gomes que ainda se encontram em período competitivo ou em fase de recuperação”, segundo a Federação de Andebol de Portugal. O quarteto irá juntar-se aos colegas no dia 02 de janeiro.
Nas ausências, destaque para Diogo Rema, um dos melhores da seleção. O guarda-redes sofreu uma lesão grave ao serviço do FC Porto e falhará o Europeu.
De fora continua o central Miguel Martins. O jogador falhou o Mundial de andebol onde Portugal foi 4.º, por problemas com o doping. Seria mais tarde ilibado após um controlo antidoping positivo, mas continua fora dos eleitos de Paulo Jorge Pereira.
Paulo Jorge Pereira e restante equipa técnica irá trabalhar com os 22 eleitos num estágio que arranca no domingo, em Rio Maior. Após a passagem de ano, Portugal viajará até Espanha para participar num torneio internacional diante da Espanha, mas também da Tunísia, Eslováquia, Egito e Irão.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
A 17.ª edição do Campeonato da Europa de andebol será realizado entre 15 de janeiro e 1 de fevereiro, na Dinamarca Noruega e Suécia.
Portugal defronta Roménia, Macedónia do Norte e a Dinamarca, no Grupo B do Europeu. Todos os jogos da fase de grupos serão disputados na cidade dinamarquesa de Herning.
Os 22 pré-convocados de Portugal
– Guarda-redes: Diogo Valério (Olympiacos, Gre), Gustavo Capdeville (Benfica) e Miguel Espinha (RK Vardar, Mcd).
– Pontas: Diogo Branquinho (Sporting), Leonel Fernandes (FC Porto), António Areia (Tremblay HB, Fra) e José Luís Ferreira (FC Porto).
– Laterais: Gabriel Cavalcanti (Benfica), João Bandeira Lourenço (CB Nava, Esp), Martim Costa (Sporting), Miguel Neves (Saint-Raphael, Fra), Salvador Salvador (Sporting), Diogo Silva (Marítimo), Francisco Costa (Sporting), Guilherme Tavares (Ciudad Encantada, Esp) e João Gomes (VfL Gummersbach, Ale).
– Pivots: António Machado (Vitória SC), Luís Frade (FC Barcelona, Esp), Ricardo Brandão (FC Porto) e Victor Iturriza (Kuwait SC, Kuw),
– Centrais: Rui Silva (FC Porto) e Filipe Monteiro (Sporting).























