Jannik Sinner voltou a contratar o preparador físico Umberto Ferrara, que foi afastado em 2024 na sequência de dois controlos antidoping positivos ao tenista italiano.
“Jannik Sinner contratou Umberto Ferrara para desempenhar a função de preparador físico, com efeito imediato”, informou a empresa responsável pela representação do atual líder do ranking ATP, de 23 anos, que esteve suspenso por três meses, entre 9 de fevereiro de 2025 e 4 de maio de 2025, na sequência do acordo com a Agência Mundial Antidopagem, efetuado depois de a Agência Internacional para a Integridade do Ténis (ITIA) ter ilibado o tenista transalpino.
De acordo com a ITIA, Sinner justificou os resultados dos testes antidoping com o facto de um membro da sua equipa de apoio ter utilizado um spray de venda livre que continha clostebol para tratar uma pequena lesão (um corte num dedo), sendo que o mesmo, posteriormente, viria a massajar o italiano sem luvas, contaminando-o com a substância.
Poucas semanas mais tarde, o número um mundial despediu o fisioterapeuta Giacomo Naldi, o alegado responsável pela contaminação, e o preparador físico Umberto Ferrara, que terá fornecido o spray contendo a substância proibida, e que agora voltará a trabalhar com Sinner.
“Umbert desempenhou um papel muito importante no desenvolvimento de Jannik e seu regresso expressa um foco renovado na continuidade e no desempenho do mais alto nível” do tenista italiano, sublinha a empresa que representa o jogador.