A participação de Alexander Zverev no ‘Six Kings Slam’ durou apenas 59 minutos, derrotado na noite de quarta-feira pelo norte-americano Taylor Fritz em dois sets, com os parciais de 6-3 e 6-4. E o alemão despediu-se…com um cheque de 1,5 milhões de dólares no bolso, prémio monetário mínimo que cabe a cada participante pela presença neste torneio por convite.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Fazendo as contas, Zverev ganhou qualquer coisa como 25 mil dólares por cada minuto (ou 424 dólares por cada segundo) que passou em court em Riade, capital da Arábia Saudita, onde o polémico torneio decorre.
No outro encontro da ronda inaugural, Jannik Sinner bateu Stefanos Tsitsipas também em dois sets, por 6-2 e 6-3, mas o grego aguentou-se um pouco mais tempo em court do que o Zverev (76 minutos), pelo que a sua média de dólares por tempo em court foi um pouco mais modesta (menos de 20 mil dólares por minuto).
Na ronda seguinte, as meias-finais, esta quinta-feira, Fritz vai defrontar Carlos Alcaraz, enquanto Sinner vai medir forças com Novak Djokovic.
Esta é a segunda edição do torneio, que teve a sua edição inaugural em 2024, com a vitória de Jannik Sinner em três sets sobre Carlos Alcaraz.
O Six Kings Slams é Torneio de exibição, fora do circuito ATP, que decorre nos dias 15, 16 e 18 de outubro de 2025 (sendo o dia 17 de outubro um dia de descanso, para cumprir uma regra da ATP que proíbe os jogadores de competir em três dias consecutivos em jogos de exibição).
Cada um dos seis participantes tem direito a um prémio de participação de 1,5 milhões de dólares, com o vencedor a levar para casa mais 4,5 milhões de dólares, num total de 6 milhões de dólares, prémio superior, por exemplo, ao ganho pelo vencedor do US Open, que paga 5 milhões de euros ao vencedor e é o torneio do Grand Slam com maior prémio monetário.
O elevado valor dos prémios tem dado que falar desde a criação do torneio, há um ano, por comparação com outros torneios cuja participação não é por convite, e as críticas continuam.
Nas redes sociais, por exemplo, houve quem salientasse que Zverev recebeu mais dinheiro por perder 59 minutes do que Vacherot ganhou recentemente por vencer 9 jogos em cerca de 18 horas em court na memorável conquista do Masters 1.000 de Xangai no passado fim-de-semana.