Entrada em falso do Sporting no jogos a doer na pré-época. Os leões foram derrotados pelo Celtic por 2-0 no estádio do Algarve no primeiro encontro à porta aberta dos bicampeões nacionais.
Hipótese para os adeptos, presentes no sul país, poderem ver ao vivo as alterações táticas promovidas por Rui Borges, do 3-4-3 para o 4-2-3-1. O Sporting ainda procura adaptar-se às novas ideias, solidificar os processos e terá naturalmente que limar arestas antes do primeiro jogo oficial, também no Algarve, na Supertaça frente ao Benfica.
Recorde-se, que ao longo desta pré-temporada, o Sporting já venceu por 5-2 a equipa B, num primeiro jogo-treino, batendo depois o Torreense por 1-0 e empatando 1-1 com o Nacional, nos dois jogos-treino que se seguiram. Durante a manhã o Sporting tinha empatado (0-0) frente ao Portimonense num encontro à porta fechada.
Quando ao onze inicial, Rui Borges não apostou em qualquer reforço e Rodrigo Ribeiro foi mesmo a escolha para a frente de ataque.
Num jogo claramente de pré-época, jogado a ritmo baixo, e com os jogadores à procura ainda do melhor entrosamento, a primeiro oportunidade pertenceu mesmo ao Sporting.
Pote, do lado direito, viu a desmarcação de Matheus Reis que no entanto não conseguiu corresponder da melhor forma à solicitação do colega. Apenas alguns minutos volvidos, foi João Simões, com uma boa iniciativa, a disparar e a proporcionar uma defesa segura a Rui Silva.
Já próximo do intervalo, Rodrigo Ribeiro ficou muito perto do golo, mas o avançado não conseguiu chegar à emenda após um remate cruzado de João Simões.
Já no segundo tempo, entrou Harder para a posição de ponta de lança, e Franco Israel foi lançado para a baliza.
Os leões iniciaram a etapa complementar praticamente a perder. St. Juste fez falta sobre Kenny e na conversão Hatate inaugurou o marcador no Algarve.
Os leões quiseram reagir e quase chegaram ao empate ao minuto 58, com Harder a disparou ao poste após uma boa desmarcação. Nesse minuto, o reforço Kochorashvili entrou para o lugar de Hjulmand.
Ao minuto 71, o Celtic dilatou a vantagem. Perda de bola do médio georgiano e McCowan, com classe, bateu com toda a frieza Franco Israel.
Apesar do erro no golo dos escoceses, Kochorashvili deu boas indicações: Demonstrou agressividade positiva e sem medo do risco. Exemplo foi um lance ao minuto 82, em que roubou a bola a um adversário e disparou contra um defesa do Celtic.
Já próximo do final da partida, Harder (90+2) disparou ligeiramente por cima da baliza. Para já, feitas as contas da pré-época, o Sporting conta com duas vitórias, dois empates e uma derrota.