O Sporting somou na noite deste domingo uma vitória caseira tranquila na I Liga, ao bater o Rio Ave por 4-0 no Estádio José Alvalade, em partida da 16.ª jornada. Luis Suárez, com três golos e uma assistência, foi a figura do jogo.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
O colombiano abriu o marcador pouco depois da meia hora e os leões foram para o intervalo a vencer por 1-0. Depois assistiu Maxi Araújo para o 2-0, fez de cabeça o 3-0 e logo depois chegou ao hat-trick, fazendo o 4-0.
Dois avisos antes do primeiro golo
O Sporting apresentou apenas uma novidade no onze, com Vagiannidis a alinhar de início na direita, em detrimento de Fresneda, e os leões criaram perigo bem cedo, num primeiro aviso de Luis Suárez, que rematou ligeiramente ao lado logo aos dois minutos.
Nova boa oportunidade surgiu ao minuto 15, com Trincão a entrar na área e a bola a sobrar para Maxi Araújo (que recuperou dos problemas físicos que o apoquentavam para ser tiular). O uruguaio rematou em posição frontal, mas o guarda-redes do Rio Ave, Miszta, respondeu com uma excelente defesa.
O Rio Ave, desfalcado no ataque, pouco ou nada incomodava, mas ainda assim foi preciso esperar até depois da primeira meia hora de jogo para se ver o primeiro golo. Pontapé de canto batido da esquerda, João Simões desviou de cabeça para o segundo poste e aí apareceu Suárez, oportuno, a chegar à bola primeiro do que Miszta e a encostar, de peito, para o 1-0.
Em desvantagem, o Rio Ave conseguiu, enfim, chegar à área do Sporting, mas sem assustar Rui Silva e o intervalo chegou com vantagem escassa do Sporting.
Arranque de segunda parte endiabrado
Se a vantagem era escassa ao intervalo, depressa foi dilatada no arranque do segundo tempo. Aos 53 minutos, Suárez, com um grande passe de pé esquerdo, isolou Maxi Araújo, que ladeou Miszta e ainda foi a tempo de conseguir, mesmo em queda, tocar para o fundo das redes, fazendo o 2-0.
O Sporting não tirou o pé do acelerador e, volvidos sete minutos, Suárez voltou a marcar, desta feita de cabeça, no sequência de mais um canto. E o colombiano precisou de apenas mais um minuto para selar o hat-trick, desta feita na recarga a um remate rasteiro de Trincão, defendido com dificuldade por Miszta.
Gerir até ao fim
Com uma vantagem bem confortável, o Sporting tirou então o pé do acelerador. Rui Borges fez várias mexidas, aproveitando para poupar alguns jogadores, e o Rio Ave começou a conseguir ter bola no meio campo leonino, mas sem dar trabalho a Rui Silva na baliza leonina.
O resultado não voltou mesmo a mexer e o Sporting somou a 13.ª vitória em 16 jornadas, aproveitando para se distanciar do Benfica e aproximar-se – ainda que à condição – do FC Porto, colocando alguma pressão sobre os dragões, que só jogam segunda-feira, em casa, com o AVS.
Quanto ao Rio Ave, segue no 11.º posto, com 17 pontos.























