Uma autêntica ‘onda’ verde e branca invadiu hoje a Rotunda da Europa, em Castelo Branco, onde centenas de adeptos sportinguistas se concentraram para festejar a conquista do título de campeão nacional de futebol, onde não faltaram os tradicionais cânticos.
Assim que terminou o jogo entre o Sporting e o Vitória de Guimarães, adeptos e simpatizantes ‘leoninos’ dirigiram-se para a Rotunda da Europa envergando cachecóis e camisolas e entoando cânticos, no meio de muitos sorrisos, abraços e até algumas lágrimas.
A euforia dos sportinguistas, que desde as épocas 1950/51 e 1951/52 não festejavam um bicampeonato – numa sequência que viria a redundar num ‘tetra’ até 1954 -, era bem patente nos adeptos e simpatizantes sportinguistas que, aos pulos e a cantar, agitavam camisolas e cachecóis.
Pelo meio, os petardos e os foguetes faziam-se ouvir e, um pouco por toda a cidade, as viaturas percorriam as artérias com longas buzinadelas.
João Mário, de 45 anos, um algarvio que se encontra de passagem por Castelo Branco em direção à Serra da Estrela, viu o jogo num café do centro da cidade.
“No final do jogo, segui as pessoas até aqui [Rotunda da Europa] para me juntar às comemorações deste título arrancado a ferros. Isto foi sofrer até ao apito final”, disse à Lusa.
Ao seu lado, estava a sua mulher, Lurdes Martins, de 42 anos, uma portista “ferrenha” que acompanhou o marido nas comemorações.
“O Sporting foi um justo vencedor. Para o ano, vai ser o meu Porto”, atirou com um sorriso.
Um pouco mais afastado estava um benfiquista com o filho ao colo. Fábio Santos que vestia uma camisola do Benfica deslocou-se à rotunda por causa do seu filho mais velho, um jovem sportinguista que incentivava o pai a juntar-se à festa.
“Daqui não passo. Não faz sentido ir para ali [meio dos sportinguistas]”, desabafou.
Mas, nos festejos ‘leoninos’, viam-se também algumas pessoas com camisolas do eterno rival, num ato de convívio digno de referir.
No meio de toda a euforia ‘verde e branca’ que se vivia na Rotunda da Europa, a PSP controlava a circulação do trânsito automóvel, uma vez que muitos dos acessos estavam cortados.
O Sporting sagrou-se hoje bicampeão português de futebol, depois de vencer o Vitória de Guimarães, por 2-0, na 34.ª e última jornada da I Liga, conquistando o título pela 21.ª vez no seu historial.
A formação orientada por Rui Borges terminou a 91.ª edição do campeonato com 82 pontos e assegurou o terceiro título em cinco anos, revalidando o troféu pela primeira vez nos últimos 71 anos.