Sporting e Benfica já apresentaram os respetivos Relatório e Contas relativos a época 2024/25. Numa época que os Leões sagraram-se bicampeões nacionais e venceram a Taça de Portugal e o Benfica foi vice-campeão nacional, venceu a Taça da Liga e chegou aos oitavos de final da Liga dos Campeões e do Mundial de clube, fomos ver qual dos dois rivais de Lisboa gastou mais em prémios.
A SAD leonina pagou 9,092 milhões de euros aos jogadores e a equipa técnica pelo “desempenho coletivo e prémios de performance desportiva”. Este valor é superior aos 8,988 milhões de euros pagos na época passada, quando o Sporting também foi campeão.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Mas quem mais gastou em prémios foi o Benfica. A SAD liderada por Rui Costa desembolsou 11,024 milhões de euros, em prémios de performance desportiva, um aumento de 3,1 ME em relação a 2023/24 (7,908 ME).
Ainda numa análise aos Relatórios e Contas de dois clubes, constata-se por exemplo que o Sporting pagou menos em gastos com o pessoal em relação à época 2023/24. Os gastos em remunerações fixas, prémios, seguros, indemnizações, etc, baixaram dos 90,3 milhões de euros para 87,7 milhões de euros.
Se olharmos apenas para as remunerações (fixas e variáveis) a jogadores, treinadores e funcionários, o Sporting conseguiu um ligeiro corte, de 64,4 ME para de 64,2 ME. No Benfica, estas renumerações cresceram de 90,6 ME para 93,3 ME. A SAD Encarnada gasta mais 30 milhões de euros do que o Sporting em salários.
O Benfica fez o caminho contrário em relação ao Sporting. A SAD Encarnada viu os gastos com o pessoal subir 12,8 milhões de euros, dos 114,9 milhões para 127,7 milhões euros. A SAD Encarnada justifica o aumento com os 10,1 milhões de euros gastos na rescisão do contrato da equipa técnica de Roger Schmidt.
Nos gastos em prémios para a administração, o Sporting bateu o Benfica. A remuneração dos administradores da SAD leonina passou do um milhão para os 1,7 milhões de euros, aumento que se justifica pelos prémios pela conquista do Campeonato e da Taça pelo Sporting.
Já o Benfica pagou 576 mil euros (tinha pago 646 mil euros em 2023/24) aos seus administradores.