Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins defrontam-se no heat 3 dos oitavos-de-final do Lexus US Open of Surfing, 3.ª etapa do Challenger Series, circuito de qualificação da Liga Mundial de Surf (WSL), a decorrer em Huntington Beach, Califórnia, Estados Unidos da América.
As portuguesas vão partilhar o line-up com a basca Nadia Erostarbe, 4.ª do ranking mundial e a norte-americana, Talia Swindal, 12.ª da hierarquia, após uma alteração do formato dos “oitavos” do circuito de acesso ao Championship Tour (CT).
Por força dos apertados cinco dias de período de espera e cujo fim está agendado para este domingo, a discussão foi alargada, excecionalmente, de dois surfistas para quatro e dos oito heat foi encurtado para quatro baterias.
Para atingir o dia final da etapa norte-americana, em Huntington Beach, “Yo” e Teresinha terminaram na liderança dos respetivos heats na ronda 16.
Yolanda, número 3 do ranking Challenger Series, somou 13,57 pontos (7+6,57), enquanto Bonvalot contabilizou 11,94 pts (5,67+6,27), resultado fechado pelos juízes nas duas primeiras ondas.
A jovem prodígio francesa e campeã europeia, Tya Zebrowski, e a brasileira Sophia Medina avançam igualmente para a ronda 16 (4 e último heat dos “oitavos”).
O habitual formato de dois surfistas – man-on-man e women-on-women – a competir regressará nos quartos-de-final, domingo, último dia da 3.ª etapa, de sete, do Challenger Series.
Frederico Morais, Afonso Antunes e Francisca Veselko, que perderá a liderança do ranking após o US Open of Surfing, foram eliminados na ronda inaugural.