Remco Evenepoel venceu esta quarta-feira a quinta etapa da Volta a França. O ciclista da Soudal foi o mais rápido no contra-relógio individual de 33 quilómetros em torno da região de Caen.
A etapa teve a liderança do italiano Eduardo Afini, da Visma, durante grande parte do dia, com Bruno Armirail a gastar apenas mais dois segundos.
Contudo, a chegada dos principais favoritos aos lugares cimeiros veio naturalmente alterar o rumo da tirada. Evenepoel chegou perto da liderança nos primeiros parciais, ficando sempre a poucos segundos do primeiro lugar, uma situação que mudou no terceiro parcial, com o ciclista da Soudal a chegar à liderança na etapa.
A andar a ritmo idêntico ao belga estava Tadej Pogacar, isto enquanto Vingegaard perdia cerca de 20 segundos em relação aos outros dois rivais.
De menos a mais, Evenepoel recuperou e foi ganhando terreno relativamente aos mais diretos rivais; Pogacar mantinha as distâncias, mas Vingegaard estava em clara perda.
Na meta, o campeão olímpico venceu com um tempo total de 36 minutos e 42 segundos, menos 16 segundos que Pogacar e 33 que Afini.
João Almeida completou a tirada em 37 minutos e 56 segundos, terminando no oitavo lugar.
Na classificação geral, Pogacar é agora líder, com uma vantagem de 42 segundos sobre Evenepoel e 59 segundos sobre Kevin Vauquelin. Já Vingegaard caiu na classificação e está agora a 1 minuto e 11 segundos.
João Almeida é sétimo da geral, a 1 minuto e 53 segundos do primeiro lugar.