Sporting, Benfica e FC Porto ficaram perto de atingir os 300 milhões de euros em investimento (297,9 ME) no mercado de verão, num ano em que bateram o recorde de investimentos. No entanto, os ‘três grandes’ do nosso futebol continuam a ignorar o mercado nacional já que não fizeram qualquer contratação sonante em Portugal.
O negócio mais marcante entre clubes portugueses no último verão deu-se entre o bicampeão Sporting e o Amora, equipa da Liga 3: os Leões pagaram 3,2 ME ao emblema da Margem Sul do Tejo pelos restantes 75% do passe do extremo moçambicano Geny Catamo, ficando agora com a totalidade do passe do jogador, detalha uma reportagem do ‘Jornal Económico’.
As equipas que lutam pelos títulos em Portugal continuam a olhar para fora na hora de contratar. O negócio mais recente entre os ‘grandes’ e os restantes emblemas da I Liga foi a compra do Benfica de Manu Silva ao Vitória de Guimarães, por 15 milhões de euros, em janeiro de 2025. Antes, no mercado de verão da época passada, o FC Porto tinha dado cinco milhões ao Famalicão para resgatar Francisco Moura.
Pelo segundo seguido, o Sporting não fez qualquer investimento no mercado nacional. A última contratação dos Leões na Primeira Liga foi a compra de Koba Koindredi ao Estoril por 4,2 milhões.