A perda de peso não tem de ser sinónimo de treinos intensos. As atividades de baixa intensidade também podem originar resultados eficazes e, acima de tudo, consistentes. Para além disso, a prática de exercício físico deve ser acompanhada por uma alimentação saudável.
Há estudos que demonstram que as atividades físicas de baixa intensidade também podem oferecer-lhe os resultados que procura, em especial para quem quer que a sua evolução seja mais consistente e sustentável a longo prazo.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Este tipo de treino é chamado de LISS – treino intervalado de baixa intensidade – e é o oposto do HIIT – treino intervalado de alta intensidade.
O LISS pode ser praticado a um ritmo mais moderado e pode ser mais acessível para que o torne numa constante na sua vida, de forma a que não desista de se levantar do sofá com receio das consequências físicas após uma prática mais intensa.
Para além de permitir que consiga manter-se ativo mais facilmente, os treinos com um ritmo mais baixo vão mantê-lo com os objetivos em mente porque os resultados também existem.
Apesar de haver quem pense que a velocidade está diretamente ligada aos resultados, o moderação na atividade física também é capaz de melhorar a resistência cardiovascular a longo prazo. Também é capaz de evitar a tensão muscular e articular e outro dos grandes benefícios é que pode ser praticado por qualquer pessoa.
Caminhada, ioga, pilates ou até natação podem ser alguns dos exemplos para colocar mãos à obra.
Alguns exemplos de atividades de baixa intensidade
1- Caminhadas
Esta é uma das práticas mais comuns, principalmente para quem não é adepto que outro tipo de treino e quer manter-se ativo. Contudo, há maneiras de as realizar que poderá otimizar os resultados que pretende. Pode optar por fazer uma caminhada rápida e, se praticada de forma constante, irá reduzir a gordura visceral e melhorar a circulação sanguínea.
Vai conseguir também queimar calorias sem apostar uma sobrecarga das articulações e poderá notar uma redução nos níveis de stress e uma melhoria no bem-estar, até devido ao contacto com o exterior.
Se pretender mais resultados e até em menos tempo, o ideal é aplicar alguma aplicação na sua caminhada.
2 – Ioga
Esta é uma prática que pode não ser a mais adequada se está à procura de perder peso, mas irá ser importante no fortalecimento muscular e na tonificação dos músculos. À semelhança de todas as formas de exercício físico, também servirá para melhorar o humor.
Outro dos benefícios está relacionado com a melhoria na flexibilidade e na postura, que poderá ser importante no alívio das dores e na recuperação muscular.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
3 – Pilates
Os benefícios são parecidos aos do ioga, com a diferença que estes são particularmente eficazes no fortalecimento e estabilidade da região lombar, abdominal e quadris.
4 – Natação leve
A natação é uma boa opção para quem pretende praticar exercício e tem algumas limitações nas articulações, uma vez que o impacto é reduzido por ser feita dentro de água. O número de calorias pode ser considerável se optar por uma sessão superior a 30 minutos, feita a um ritmo constante. Se está de férias, esta é uma boa opção para queimar algumas calorias.
Para além disso, oferece uma oportunidade para aumentar a resistência pulmonar.
Porém, uma das medidas que será fundamental para que os treinos sejam eficazes, mesmo de baixa intensidade, é a frequência com que se exercita. A consistência é importante para que melhore o seu bem-estar e se mantenha bem fisicamente, com melhores noites de sono. Tudo deverá ser acompanhado por uma alimentação saudável.