O Chelsea é o primeiro finalista do Mundial de Clubes 2025, com João Pedro, jogador formado no Fluminense, a partir o coração do clube carioca ao marcar os dois golos (e que golos) do triunfo por 2-0 dos londrinos, no seu primeiro jogo a titular pela turma de Stamford Bridge depois de contratado ao Brighton por 65 milhões de euros. Com reforços destes, não há quem resista…
O Fluminense bem tentou, criou alguns lances de perigo quer na primeira parte (onde chegou a achar que ia beneficiar de uma grande penalidade), quer na segunda, antes do segundo golo de João Pedro, mas vê chegar ao fim a sua brilhante campanha numa prova em que acabou por ser a equipa não europeia que mais longe chegou.
Mas foi precisamente no décimo minuto do primeiro tempo que surgiu o primeiro golo. Um grande golo, por sinal. Recuperação de bola a meio campo pela esquerda, com Pedro Neto a avançar em velocidade, a passar por um adversário e a cruzar rasteiro para a área. Thiago Silva cortou, mas a bola sobrou para João Pedro e ex-Brighton desferiu um fantástico remate em arco que levou a bola a entrar, colocadíssima, junto ao poste mais distante. João Pedro optou por não festejar, por respeito ao Fluminense, onde se estreou como futebolista profissional.
O Fluminense tentou reagir e viu Cucurella evitar o empate com um corte em cima da linha de golo. Depois, aos 35 minutos, o conjunto brasileiro viu o árbitro assinalar uma grande penalidade a seu favor por mão na bola de Chalobah dentro da área do Chelsea. Mas o juiz François Letexier, alertado pelo VAR, foi rever o lance e conclui que o toque da mão na bola do defensor inglês foi fortuito.
O segundo tempo começou com o Fluminense a criar algum perigo, mas uma vez mais quem marcou foi o Chelsea, uma vez mais por João Pedro e uma vez mais com um grande golo. Os londrinos apanharam o adversário balanceado para a frente, Enzo Fernandez recuperou a bola em zona perigosa e assistiu de trivela o atacante brasileiro, que já na grande área desferiu um remate fortíssimo, sem hipóteses para o veterano Fábio, fazendo o 2-0 com a bola a bater ainda na trave antes de entrar.
A perder por 2-0, o Fluminense, apesar de se instalar no meio-campo dos londrinos, não foi capaz de criar verdadeiros lances de perigo e foi até o Chelsea a ameaçar por algumas vezes o terceiro, que contudo não surgiu.
Não foi preciso e os Blues ficam agora à espera de saber com quem vão jogar na fina de domingo: Paris Saint-Germain ou Real Madrid. Quer isto dizer que, apesar de tudo o que se foi dizendo ao longo da prova, o Mundial de Clubes 2025 vai ter um vencedor europeu.