Artem Nych não sente a pressão de partir para a Volta a Portugal 2025 como ‘campeão em título’, depois de ter sido o vencedor da edição do ano passado e de ser mesmo o único entre todo o pelotão desde ano a saber o que é terminar uma Volta a Portugal de amarelo vestido.
“Estou feliz por ter conseguido vencer o ano passado, já me deixou mais tranquilo. Sinto que já não tenho pressão para ganhar, porque já ganhei uma vez”, assegura o ciclista russo da Anicolor-Tien21 em entrevista concedida à Lusa e citada por vários órgãos de comunicação.
“Espero que seja mais fácil, mas nunca sabes. A Volta é muito complicada, podem acontecer sempre muitas coisas. Mas nós temos uma equipa muito forte e também eu não sou o único líder da equipa, temos outros. Acho que vamos correr bem”, vaticina na mesma entrevista, mostrando-se a postos para iniciar a defesa do título, quarta-feira, na Maia.
Nych diz sentir-se mais preparado para a montanha nesta 86.ª Volta a Portugal, que conta com cinco chegadas em alto.
“Nos últimos três, quatro anos, treinei sozinho, agora treino com um treinador. É tudo mais certo, mais tranquilo. Não preciso pensar no que fazer ou não fazer, assim não tenho dúvidas. Sinto-me mais forte, porque, às vezes, treinava mais do que precisava”, explica.
“Estou aqui há quase três anos e já estou habituado a Portugal. Conheço muitas pessoas, já falo melhor português e já entendo, por isso a vida é mais fácil para mim. Os primeiros dois anos foram complicados”, termina, ainda na mesma entrevista concedida à agência Lusa.