O Benfica precisa de repetir hoje o que fez em quatro ocasiões nas 20 visitas anteriores a Inglaterra: vencer. Os Encarnados medem forças com o Newcastle, a partir das 20h00, jogo da 3.ª ronda da fase liga da Champions League.
Com zero pontos somados nos primeiros dois jogos, as Águias terão de ganhar no terreno dos Magpies para manter o sonho de seguir para a próxima fase. Uma terceira derrota deixaria a equipa de José Mourinho numa situação muito difícil.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Simão e Miccoli mostram o caminho
Das quatro vitórias em Inglaterra, a mais emblemática continua a ser os 2-0 ao Liverpool em Anfield, nos oitavos de final da Champions 2005/2005.
Nessa noite de 08 de março de 2006, a equipa orientada pelo neerlandês Ronald Koeman afastou os detentores do título europeu, num dos melhores resultados do Benfica além fronteiras.
Simão Sabrosa, aos 36 minutos, rematou cruzado, de fora da área e deu vantagem ao Benfica, perante um Liverpool com estrelas como Xabi Alonso, Steven Gerrard, Luis Garcia, Fernando Morientes, Robbie Fowler, Djibril Cissé, entre outros.
Aos 89 minutos, Fabrizio Miccoli, que tinha acabado de entrar, fechou as contas do jogo com um remate acrobático, gelando Anfield. Os 2-0, aliados ao 1-1 na Luz, colocavam o Benfica na ronda seguida da Champions.
Esse foi o segundo triunfo do Benfica em solo inglês, primeiro nos 90 minutos, e também a primeira e única vez que o Liverpool perdeu em casa com uma equipa portuguesa.
Isaías, Kulkov e mais uma emblemática eliminatória a favor do Benfica em Inglaterra
Antes dessa mítica noite em Anfield, a única vitória do Benfica em Inglaterra também tinha sido impactante, diante do Arsenal no antigo Highbury Park. Na época 1991/92, as Águias, comandados pelo malogrado sueco Sven-Goran Eriksson, venceram por 3-1, mas após prolongamento.
Depois de um empate 1-1 na Luz, o Benfica esteve a perder graças a um golo de Colin Pates (20 minutos), mas atirou o jogo para tempo extra, com um golo de Isaías (36), que selaria o 1-3 final (107), já depois de Vasili Kulkov (100) colocar os portugueses na frente.
$$caption$$
Um 3-1 que colocou o Benfica para a primeira fase de grupos da principal prova europeia de clubes.
Para a Taça/Liga dos Campeões há estes dois triunfos para inspirarem as Águias esta noite, mas o Benfica somou ainda mais duas vitórias em Inglaterra, ambas para a Liga Europa.
Duas vitórias na Liga Europa
O primeiro deles no terreno do Everton, no velhinho Goodison Park. Em jogo da fase de grupos da Liga Europa 2009/10, o Benfica venceu por 2-0, com golos de Saviola e Cardozo, já depois de ter goleado por 5-0 na Luz.
O último triunfo Encarnado em terras de Sua Majestade aconteceu em Londres, a 13 de março de 2014, também por dois golos de diferença. O Benfica, orientado na altura por Jorge Jesus, bateu o Tottenham por 3-1, em White Hart Lane, na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, que a turma da Luz viria a perder para o Chelsea, na final.
Os golos central brasileiro Luisão, aos 58 e 84 minutos, e do internacional espanhol Rodrigo (o dinamarquês Christian Eriksen marcou para os Spurs, aos 64, de livre direto) colocaram o Benfica no bom caminho para seguir em frente para os quartos de final, confirmado depois com um 2-2 na Luz, na 2.ª mão.
Ao todo, em 20 deslocações a Inglaterra, o Benfica somou quatro vitórias, três empates (3-3 com Liverpool para a Champions, 1-1 com Newcastle para a Liga Europa e 2-2 com o Manchester United para a Champions), e 13 derrotas, a última esta época no 0-1 com o Chelsea, na 2.ª jornada da Liga dos Campeões.
O Newcastle-Benfica está agendado para às 20h00 desta terça-feira, no St. James Park. Para este jogo, a UEFA nomeou o conceituado árbitro polaco Szymon Marciniak, que terá Tomasz Listkiewicz e Adam Kupsik como auxiliares, enquanto Pawel Raczkowski será o quarto árbitro. Tomasz Kwiatkowski estará no VAR.
O Benfica é 33.º na fase Liga, ainda sem pontos, enquanto o Newcastle segue no 11.º posto, com três pontos.