A FIFA já veio a terreno esclarecer que Donald Trump não tem poder para mudar as sedes dos jogos do Mundial 2026 de futebol, que irá decorrer nos EUA, México e Canadá.
O presidente dos EUA ameaçou mudar as sedes do próximo campeonato do Mundo “governadas por lunáticos de esquerda” por entender que as mesmas são inseguras.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
“Estas cidades são governadas por lunáticos de esquerda que não sabem o que fazem. Vamos assegurar que estes jogos se realizem em condições seguras. Se considerarmos que uma cidade pode ser minimamente insegura para o Mundial, transferiremos os jogos para outra cidade”, garantiu Donald Trump na Casa Branca, em declarações reproduzidas pelo New York Times, quando foi questionado sobre os jogos programados em Seattle e São Francisco.
A resposta da FIFA chegou esta quinta-feira, pela voz de FIFA Victor Montagliani, vice-presidente do organismo e também presidente da CONCACAF.
“O torneio é da FIFA, a jurisdição é da FIFA, e é a FIFA que toma estas decisões. […] Com todo o respeito pelos atuais líderes mundiais, o futebol é maior do que eles e sobreviverá ao seu regime, ao seu governo e aos seus slogans. Essa é a beleza do nosso desporto, é que é maior do que qualquer indivíduo e maior do que qualquer país”, garantiu o vice-presidente do organismo que rege o futebol mundial, esta quarta-feira, numa conferência que teve lugar em Londres.
O Mundial de 2026 será disputado em 11 cidades dos Estados Unidos, duas do Canadá e três do México. O sorteio da fase final da prova está marcado para 5 de dezembro, em Washington.