A recente vitória da Noruega sobre a Moldávia nesta terça-feira por 11-1 entrou diretamente para o pódio das maiores goleadas da história das qualificações europeias para Campeonatos do Mundo.
Neste capítulo, a liderança ainda pertence à Alemanha. A 21 de maio de 1969, os germânicos, ainda como República Federal Alemã, venceu o Chipre em Essen por 12-0, em jogo de apuramento para o Mundial de 1970, realizado no México.
Gerd Müller esteve em destaque ao marcar quatro golos, seguido de Wolfgang Overath com três e Helmut Haller com dois.
$$caption$$
Mais de trinta anos antes, a 25 de março de 1938, a poderosa Hungria recebeu a Grécia para lutar por um lugar no Campeonato do Mundo, que se realizou nesse mesmo ano, em França. Em Budapeste, a formação ‘magiar’ esmagou os gregos por 11-1.
Gyula Zsengellér faturou por cinco vezes, tendo sido considerado o melhor marcador da fase de apuramento apenas com um jogo. Para além do avançado, também József Nemes contribuiu para a goleada com um ‘hat-trick’.
Mesmo resultado foi obtido pela Macedónia na visita ao reduto do Liechtenstein, tendo sido a única solução a tê-lo feito enquanto visitante.
A 9 de novembro de 1996, em Eschen, os moldavos também aplicaram ‘chapa 11’, graças em muito ao ‘hat trick’ de Dejvi Glavevski e aos ‘bis’ de Mitko Stojkovski, Toni Micevski e Saša Ćirić.