O Vitória SC recebe este sábado o SC Braga, em mais uma edição do ‘Dérbi do Minho’. As duas equipas chegam a esta partida separadas por apenas um ponto, com vantagem para os bracarenses.
Contudo, e como acontece nas grandes rivalidades, os momentos de forma são relativos e acabam sobrepostos à intensidade e emoção de um embate apaixonante e que diz muito aos adeptos das duas equipas.
Com efeito, não importa em que posição as equipas estão, ou os últimos resultados, quando Vitória SC e SC Braga se encontram, vencer é a a única opção, e é possibilidade única de ganhar supremacia moral sobre o grande rival do Minho.
Rivalidade histórica
Vitória SC e SC Braga medem forças entre si há 87 anos. O primeiro embate entre as duas formações ter-se-á dado na temporada 1938/39, na primeira jornada da II Divisão Série Minho. Aí, o triunfo sorriu aos vitorianos, que golearam por esclarecedores 9-2.
$$caption$$
Desde então, o dérbi do Minho já se jogou por 159 ocasiões, com um histórico muito equilibrado. Assim o SC Braga leva 64 vitórias, contra 61 dos vimaranenses, sobrando ainda 34 empates.
Se os ‘Conquistadores’ têm no supracitado 9-2 a sua maior vitória caseira, os ‘Guerreiros do Minho’ conseguiram vencer por duas vezes no reduto do rival por 0-5.
Se uma das quais ocorreu num jogo da II Divisão Zona Norte em 1956/57, a outra foi bem mais recente. Na 23ª jornada do campeonato da época 2017/18, a formação bracarense de Abel Ferreira venceu no D.Afonso Henriques o Vitória de Pedro Martins, graças aos golos de Dyego Sousa, Hassan, Vukcevic, Wilson Eduardo e Ricardo Esgaio.
$$caption-2$$
Mas não foi apenas a equipa arsenalista a golear no reduto do adversário. O Vitória também já foi a Braga vencer de forma clara, contando um triunfo por 3-5 na temporada 1965/66, e por duas vezes venceu por 2-4.
A última das quais teve lugar na 9ª jornada do campeonato. No Estádio 1º de Maio, os vimaranenses de Augusto Inácio bateram o SC Braga de Fernando Castro Santos graças aos golos de Pedro Mendes, Romeu, Nuno Assis e Rafael.
Momento de forma
Vitória SC e SC Braga chegam a este encontro em momentos de forma idênticos, tendo começado o campeonato de forma um tanto ou quanto intermitente.
Os vitorianos somam duas derrotas, ambas fora de casa, tendo somado duas vitórias (Estoril-Praia e Estrela da Amadora) e um empate (Arouca), prefazendo assim sete pontos.
Apenas um a menos que o SC Braga. Depois de um bom arranque de Liga com dois triunfos (Tondela e Alverca), por onde se meteu a qualificação para Liga Europa pelo meio, os bracarenses somam já três jornadas sem vencer.
Os empates com AVS e Rio Ave, a juntar à recente derrota com o Gil Vicente, colocam os comandados de Carlos Vicens no sétimo lugar com oito pontos.
O que dizem os treinadores
Luís Pinto, treinador do Vitória SC: “Vimos de uma vitória segura e bem conseguida, notamos evolução na nossa forma de estar em campo. No futebol andamos sempre a trabalhar para ganhar e poder encarar a semana sob uma vitória é sempre melhor. Na preparação deste jogo que é especial, que tem o seu à parte em relação ao que se vive na cidade e por parte dos nossos adeptos e nós enquanto equipa temos de saber viver com tudo o que se passa na cidade e claro que é sempre melhor preparar e trabalhar uma partida desta dimensão após uma vitória”
Carlos Vicens, treinador do SC Braga:
O árbitro
António Nobre foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro da Associação de Futebol de Leiria será auxiliado por Nélson Pereira e Francisco Pereira, com Luís Filipe a ser o quarto árbitro.
A dupla de vídeo-arbitragem será formada por Rui Costa e Nuno Eiras.
Nos últimos dez jogos arbitrados por António Nobre, o Vitória regista quatro triunfos, três empates e três derrotas.
No caso do SC Braga, os arsenalistas somaram cinco vitórias, quatro derrotas e ainda um empate.























