João Almeida continua na luta pela vitória na Volta a Espanha em bicicleta, mas não poderá contar com muitas ajudas da sua equipa. O ciclista português foi 3.º na 9.ª etapa da prova, ganho por Jonas Vingegaard, mas não teve ajuda na subida final a Valdezcaray, porque da sua equipa… não apareceu ninguém.
“Tiveram o fator surpresa, não estávamos à espera. Eu até estava bem posicionado, mas eles forçaram muito o ritmo e não consegui encurtar o espaço […] Podia ver que estavam no limite, por isso não podiam fazer muito, mas senti um pouco a falta dos meus colegas de equipa hoje. Ninguém estava comigo no final, mas é o que é”, disse o português, à Eurosport.
Um dos ciclistas da UAE Emirates que podia ajudar João Almeida era Juan Ayuso, mas o espanhol não apareceu.
“Estava bastante cansado. Dói-me demasiado as pernas do outro dia. Não podia ajudar muito a equipa. Não estou para a geral, não tem sentido forçar por forçar. Ajuda a Almeida? Não teria estado lá, forçar para aguentar 5 minutos mais não tem sentido”, comentou o espanhol, pouco depois de chegar à linha de meta, ao Carrusel Deportivo.
Torstein Træen (Bahrain – Victorious) lidera a Volta a Espanha, com 37 segundos de avanço para Vingegaard e 1.15 minutos para João Almeida. Pidcock é agora o 4.º, a 1.35 de Træen, e Gall o 5.º, a 2.14.
Hoje cumpre-se o primeiro dia de descanso, antes de na 3.ª feira se atacar mais uma etapa de montanha, até aos 1590 metros de El Ferial Larra Belagua.