O multicampeão mundial da xadrez, Gary Kasparov, foi condenado por um tribunal russo a pena de prisão de dois meses. O tribunal declarou Kasparov culpado de “justificar publicamente o terrorismo em redes de telecomunicações, incluindo a Internet”. Em causa as suas críticas à guerra da Rússia contra a Ucrânia.
“O tribunal emitiu uma providência cautelar contra Kasparov, ordenando a sua prisão à revelia, por dois meses, a partir do momento da sua prisão, na Rússia, ou da sua extradição para território russo”, declarou o juiz, citado pela agência de notícias russa TASS.
O antigo campeão mundial de xadrez, que vive fora do país há mais de dez anos, está na lista de “agentes estrangeiros” da Rússia desde maio de 2022.
Gary Kasparov, o magnata Mikhail Khodorkovsky e outras figuras da oposição russa, exilados no estrangeiro fundaram o Comité Antiguerra da Rússia. Uma organização que, segundo o Serviço Federal de Segurança da Rússia, financia grupos militarizados ucranianos tidos como organizações terroristas na Rússia.
O Comité Antiguerra da Rússia também é acusado por Moscovo de recrutar outros indivíduos, usando-os depois em planos para tomar o poder na Rússia pela força.
O Comité Antiguerra da Rússia foi fundado em 27 de fevereiro de 2022, três dias após a Rússia lançar sua campanha militar na Ucrânia.























