O Jardim Zoológico de Dublin, na Irlanda, batizou um papagaio com o nome de Troy Parrott, o avançado irlandês que virou herói nacional com um bis na vitória por 2-0 ante Portugal e o hat-trick no jogo seguinte, triunfo por 3-2 na Hungria, que permitiu à Irlanda seguir para o play-off de acesso ao Mundial 2026.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Contemplada com o nome do avançado irlandês do AZ Alkmaar foi uma cacatua de crista amarela – uma das espécies de papagaio ameaçadas – que não tinha ainda sido batizada e que acabou por ficar com o nome de Troy. Isto porque ‘parrot’ (com apenas um T e não dois, como o atacante tem no mome), significa, em português, papagaio.
“Há poucos momentos que deixam uma nação sem palavras, mas foi exatamente o que o terceiro golo de Troy Parrott fez”, explicou a tratadora do zoo Diana Farrell, citada pela imprensa irlandesa, lembrando o terceiro golo do avançado, já para lá dos 90+5m, em Budapeste, no domingo.
“Foi um momento bonito e alegre e, apesar de algumas pessoas poderem dizer que o que nós queremos é atenção, nós só queremos homenagear o nosso herói do hat-trick da Irlanda, um nascido e criado em Dublin, da forma que só o Zoológico de Dublin pode”, sublinhou.
Vários adeptos já pediram até, entretanto, uma estátua em honra de Troy Parrott.























